Quando se pensa em adquirir um ar condicionado a primeira coisa que pensamos é qual modelo vamos comprar ou em qual ambiente vamos instala-lo. Uma peça muito importante que sempre é deixada de lado é o Suporte para Ar Condicionado. Muitas pessoas acabam não dando tal importância a essa peça e muitas das vezes escolhem o modelo e o material errado. Porém isso pode acabar acarretando em diversos problemas futuros como a queda do ar condicionado, já que é o suporte sua base de sustentação, ou até mesmo acabar atingindo alguma pessoa.
Pensando nisso, hoje iremos explicar cada um dos suportes e qual é o ideal para o seu ar condicionado, vamos lá?
Como escolher o suporte para o meu ar condicionado?
Para escolher o suporte do seu ar condicionado você deve levar em conta o modelo, sua potência e o local que será instalado.
O modelo deve ser observado pois cada suporte varia conforme o tipo de ar condicionado, por exemplo os de janela ou o split Hi-Wall; Em relação à potência, os fabricantes costumam classificar os suportes em BTUs do ar condicionado, podendo variar de 7.000 e 24.000 BTUs ou 18.000 a 30.000 BTUs; E por fim o local da instalação, no qual cada material do suporte é apropriado para cada tipo de clima, o que iremos falar daqui a pouco.
Além disso, deve-se levar em conta a qualidade e resistência do suporte, nunca troque a qualidade pelo preço, a qualidade do suporte é fundamental para a sustentação do ar-condicionado e evitará futuros acidentes.
Materiais de cada Suporte
Há diversos tipos de materiais para suporte, os principais são: Plástico, Aço Inox ou Galvanizados e Alumínio. Para escolher o ideal pra você vai depender de alguns fatores que irão influenciar como: durabilidade, ambiente de instalação e clima. Por isso é muito importante avaliar o local que ficará o seu ar condicionado.
Suporte de Plástico
Os suportes de plástico são normalmente mais baratos, porém com uma vida útil mais curta, sendo sua troca feita a cada 2 anos. Esses modelos ressecam quando expostos ao sol e às altas temperaturas, por isso são indicados para ambientes úmidos e com pouca iluminação, já que também são imunes à corrosão.
Suporte de Aço Inox
Os suportes de aço inox são os mais caros do mercado, porém possuem alta resistência à oxidação e alta resistência a variações de T°, sendo imunes à exposição aos raios solares e à corrosão. Recomendados para qualquer região, principalmente locais próximos a praias (devido à maresia) ou que fiquem expostos ao tempo. Esses modelos podem durar até 10 anos.
Suporte de Aço Galvanizado
Os suportes de aço galvanizados passam por um processo de galvanização/ zincagem, em que o aço recebe uma camada protetora de zinco, evitando que ocorra a corrosão do material. Possuem um valor intermediário comparado aos outros materiais, sendo sua troca feita em média a cada 5 anos.
Suportes de Alumínio
Os Suportes de Alumínio são bem resistentes à umidade e possuem alta resistência a corrosões e à oxidação, sendo recomendados para locais com exposição ao sol e à maresia. Podem durar mais de 5 anos se bem cuidado e possuem um valor menor que o de aço inox. Seu ponto negativo é devido a sua maleabilidade, podendo amassar com mais facilidade.
Agora que você já conhece os diferentes materiais, e as principais características que um suporte deve ter, escolha o ideal pra você. Lembre-se: Quanto maior a capacidade em BTUs, mais reforçado deve ser o suporte.
Nós da Aquaturbo, empresa especializada em vendas de produto para refrigeração temos o suporte ideal pra você! Confira em nosso site!
Acesse também nossos posts de Peças e Acessórios para Ar Condicionado
Gostou desse Conteúdo? Compartilhe!!!