A escolha do ar condicionado para cada ambiente é importante não apenas para a economia, mas ao longo da utilização do produto. Cada modelo tem seus pontos positivos e pontos negativos e funcionam melhor para diferentes ambientes e necessidades básicas.
Hora de escolher o melhor modelo de ar condicionado para cada ambiente, vamos lá?
Ar-condicionado Split
Esse é o modelo mais encontrado em escritório. O Split é o modelo mais tecnológico e moderno do mercado. Ele funciona com duas peças, separadamente: uma condensadora e uma evaporadora.
Condensadora: resfria o ar que vem do lado de fora do ambiente.
Evaporadora: lança o ar já frio para o ambiente interno.
Vantagens: Ele é o mais indicado para ser instalado em áreas grandes e os modelos mais potentes chegam até 80 mil BTUs e costumam ser mais silenciosos.
Desvantagens: Seu lado negativo vem no consumo de energia e no preço, que costumam ser bem mais altos e a manutenção também precisa ser feita com mais frequência.
Ar-condicionado de janela
Esse modelo é bastante comum no Brasil, principalmente em ambientes domésticos e escritórios menores. Nele, o condensador e o evaporador ficam praticamente juntos, o que faz com que o seu tamanho seja reduzido.
Vantagens: É uma boa opção para ambientes pequenos, que precisam de menos BTUs. Sua instalação também é mais simples, podendo ser feita sem o auxílio de alguém especializado.
Desvantagens: Aparelhos de ar-condicionado desse tipo costumam ser mais barulhentos e ter um gasto maior de energia para a sua potência.
Ar-condicionado portátil
Ele funciona a partir de uma tubulação que, como no ar-condicionado de janela, retira o ar quente do ambiente por uma janela.
Vantagens: Pode ser facilmente transportado para outros ambientes, podendo ser usado em qualquer lugar.
Desvantagens: É o modelo que mais gasta energia para uma mesma potência, além de ser barulhento.
Acesse também nosso post de: Qual a potência certa para seu ar condicionado?
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
Pingback: Ar-condicionado inverter: saiba como funciona!