A máquina de lavar é a nossa maior aliada no dia a dia para lavar nossas roupas. A primeira lavadora brasileira foi criada em 1949, e vem se aperfeiçoando cada vez mais, tendo nos dias de hoje modelos que já até secam a roupa, não precisando gastar seu precioso tempo estendendo as roupas no varal. No post de hoje iremos falar sobre as principais peças que compõem uma lavadora e qual a ideal pra você e sua família, vamos lá?
Qual a lavadora ideal pra você?
Para saber qual tamanho de lavadora comprar é necessário saber quantas pessoas irão morar na mesma residência, por exemplo, se forem até 3 pessoas, você pode optar pela lavadora de 8kg a 9kg; até 4 pessoas de 11kg a 13kg e acima de 4 pessoas você pode optar pela de 15kg a 16kg.
Peças que compõe uma lavadora comum
Vamos conhecer então as principais peças e componentes que fazem com que sua lavadora faça movimentos circulares, encha-a de água e faça seu funcionamento em geral.
Placa Eletrônica
Ela é a peça mais importante, controla todas as outras peças da lavadora, sem ela a sua máquina de lavar não funcionaria. Caso ela queime, sua lavadora não irá ligar.
Tambor Interno
O tambor interno é aquela parte onde colocamos todas as roupas e tem um agitador central. Ele é fixado na estrutura da lavadora para não entrar em contato com o tambor externo que é onde fica a água.
Placa Interface
É a placa onde está localizada os botões do liga/desliga e as funções ao lado. Cada lavadora possui um modelo diferente.
Eletrobomba
Ela é responsável por jogar toda a água presente dentro da lavadora para fora. Caso ela venha a queimar, a lavadora não consegue retirar essa água de dentro dela e fica cheia d’água.
Mangueira de Drenagem
Responsável por jogar a água de dentro da lavadora pra fora. Ela está ligada na eletrobomba.
Correia
Ela liga o motor com a transmissão da máquina de lavar. Caso ela arrebente, sua lavadora não irá lavar e nem centrifugar. Ela pode também ficar frouxa, não tendo força para agitar e centrifugar da forma correta, fazendo essas funções em baixa velocidade.
Válvula de Entrada de Água
Como o próprio nome já diz, ela é responsável pela entrada de água na lavadora. Existem diversos modelos, com uma via, duas vias e três vias.
Motor
Se a placa é o cérebro, o motor é o coração da máquina de lavar. Ele gira a correia para que a transmissão movimente o agitador ou o cesto na centrifugação. Caso venha a queimar, a lavadora não lava e nem centrifuga, ou seja, não funciona.
Atuador de Freio
Para entrar na centrifugação é necessário acoplar o mecanismo com o cesto da lavadora, e quem faz essa função é o atuador de freio. É responsável também por frear o cesto quando a lavadora para de centrifugar. Caso venha a queimar a lavadora não centrifuga.
Pressostato
Responsável por controlar o nível de água que entra na lavadora. Caso venha a queimar, sua lavadora irá transbordar.
Capacitor
Tem como função ajudar no funcionamento do motor. Caso venha a queimar o motor terá dificuldades para funcionar sozinho.
Agora que você conhece as principais peças da sua lavadora, já vai ter uma ideia de onde esteja o problema caso ela venha a parar de funcionar normalmente, porém não esqueça de chamar seu técnico para que a peça seja trocada de forma correta e não tenha maiores problemas futuros!
Veja Também Nossos Posts de Top 4 Ferramentas que um Técnico de Lavadoras deve ter!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Pingback: Válvula de Entrada: entenda como ela funciona! - blog Aquaturbo