A potência elétrica faz toda diferença nos eletrodomésticos. É de extrema importância saber quanto consome o chuveiro, a geladeira e todos para poder melhor utilizar, otimizar e tentar economizar os gastos. Venha conosco para saber mais sobre o assunto!
O que define a potência elétrica do eletrodoméstico?
O que define a potência elétrica é a velocidade que o equipamento transforma a energia elétrica e a consome.
Como saber o consumo dos eletrodomésticos?
Os principais eletrodomésticos operam com energia elétrica, e o consumo de energia é o jeito de verificar quando cada aparelho consome. Cada aparelho tem suas especificações de consumo médio, medidas em watts ou watts-hora.
Como calcular o consumo de energia?
O consumo de energia elétrica é medido pelo quilowatts-hora (kWh), e assim, sabendo o consumo de cada aparelho e considerando o tempo no mês que o mesmo estará em uso, pode-se encontrar o kWh. Isto é, multiplique a potência e o tempo, depois divida por 1000. Assim ficará sabendo o quanto será cobrado pelo consumo de energia elétrica.
Consumo dos eletrodomésticos
Compreendendo que cada eletrodoméstico tem seu consumo próprio, mudando pela marca e funções a cumprir, abaixo segue a lista de alguns como exemplo:
- Forno elétrico – 5.000 W
- Forno de micro-ondas – 1.300 W
- Refrigerador Duplex – 350 W
- Secadora de roupa – 3.500 W
- Condicionador de ar – 1.600 W
- Chuveiro elétrico – 5.000 W
- Máquina de lavar roupa – 1.500 W
Por um padrão, os aparelhos eletrônicos apresentam uma etiqueta que expõe os dados técnicos e a potência elétrica, já com o selo INMETRO ou PROCEL. Os aparelhos também apresentam informação da classe de potência, o que pode ajudar na escolha e entender do consumo.
E conforme o tempo de uso do eletrodoméstico, o consumo sempre será o mesmo?
Não! Conforme o eletrodoméstico vai envelhecendo, pode ir consumindo mais eletricidade.
Importante lembrar: Sempre leia o manual do fabricante para compreender as características do eletrodoméstico!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!