O retentor é muito importante, mas poucos realmente sabem o que é e qual sua principal função. Você também tem dúvidas sobre? Vamos te explicar tudo sobre!
O que é retentor?
É um material de vedação com função de reter óleos, graxas, sujeiras e outros fluídos em um sistema com eixos. Dessa maneira, preservam o sistema de uma contaminação que prejudique o trabalho da máquina.
Qual a função do retentor?
Eles auxiliam para vedar e impedir a passagem de óleo e outros fluídos do cabeçote do motor para a câmara de combustão. Além do mais, também garante que impurezas como terra e poeira não entrem nas válvulas e comprometam a performance do seu veículo.
Como selecionar um retentor?
Para selecionar o retentor é importante levar em consideração alguns fatores básicos:
– O fluido a ser vedado;
– A velocidade de rotação (m/s), que é um produto do diâmetro do eixo e o número de rotação por minuto (RPM);
– A pressão interna do sistema;
– O nível de sujeira do ambiente externo.
Característica dos retentores
Uma das principais características de retentores é a sua estrutura circular, que têm reforço metálico e um espaço de vedação especialmente para conter o avanço externo de fluidos de lubrificação.
Existem tipos diferentes de retentores?
Sim, existem! E cada um deles tem particularidades quanto à sua construção, a maior parte das peças têm algumas características:
– Vedação principal: uma parte que faz a ligação direto com o eixo. Esse é o ponto mais frágil para vazamentos e, por esse motivo, é reforçado para evitar o escape dos fluidos de lubrificação.
– Vedação auxiliar: essa vedação atua como uma parte externa que certificam a vedação. Refere-se do “lábio externo” e a sua principal função é barrar a entrada de resíduos.
– Mola: a principal função da mola é equilibrar a carga que se recebe pelo eixo e assegurar o bom funcionamento.
– Carcaça: a carcaça é a estrutura externa realizada de aço ou outro material resistente. Os materiais de revestimento diversificam de acordo com as demandas de alojamento dentro das máquinas.
Gostou de Conteúdo?Compartilhe!
Pingback: Eletrodomésticos: Mitos e Verdades ! - blog Aquaturbo