O conhecimento e o entendimento sobre o termostato não é algo comum, mesmo sendo uma palavra conhecida. Venha conosco para cessar todas as dúvidas!
O que é termostato?
É um componente usado na automatização dos processos. Ele geralmente está associado a geladeiras, mas ele pode também controlar o calor de diversos maquinários como fornos, ar condicionado e entre outros.
Qual a sua função?
A sua principal função é detectar mudanças de temperaturas de forma eficaz e automática. Sendo formada por dois componentes principais, reguladores e sensores.
Como os termostatos funcionam?
Os termostatos são idealizados para o controle automático da temperatura concebida no decorrer de alguns processos.
O instrumento identifica as mudanças de calor e faz correções para que ele fique ajustado em um nível considerado ideal para aquele equipamento. Ele faz parte de sistemas de aquecimento e de refrigeração, razão pela qual são essenciais em nosso cotidiano.
Como fazer uma melhor utilização do produto?
– Pesquise sobre o produto;
– Coloque corretamente o sensor;
– Respeite as recomendações de uso;
– Escolha o equipamento certo;
– Tenha cuidado com a instalação;
– Use a tecnologia a seu favor.
Quais são os principais tipos de termostato?
Existem diversos tipos de termostatos que são usados em variados equipamentos, de acordo com os limites de temperatura de trabalho e as condições de uso do componente dentro do sistema de aquecimento ou resfriamento. Como:
– Termostato mecânico: Esse é o termostato que atua a partir de sensores não eletrônicos. Os exemplos mais clássicos desse tipo de componente são os que utilizam o princípio de pressão dos gases e os bimetálicos.
– Bimetálico: Esse termostato faz aplicação de duas chapas fundidas, compostas por metais diferentes. Cada uma é construída por um material com um coeficiente de dilatação distinto, isto é, uma capacidade de expansão diferenciada de acordo com o aquecimento empregado.
– Sensor de temperatura a gás: Esse tipo de termostato faz aplicação do princípio da dilatação dos gases. Um gás ideal sofre expansão quando aquecido, mas, em local confinado, há a manutenção do seu volume e aumento da pressão. Deste modo, o sensor de temperatura a gás mede a pressão interna do sistema e consegue ajustar a atmosfera correspondente de acordo com a unidade registrada.
– Termostato digital: Já os termostatos digitais têm inúmeras variações de acordo com a região. Esses componentes usam sensores eletrônicos, como os termopares e termistores.
Acesse também nosso post de: Eletrodomésticos:Mitos e verdades
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!