Você sabe o conceito de refrigeração do seu eletrodoméstico?

Já pensou em como funciona a refrigeração do seu eletrodoméstico? Parece ser algo simples, porém é de extrema importância saber como funciona este conceito, vamos entender um pouco mais sobre?

 

O que exatamente é a refrigeração?

É um processo de diminuição de temperatura de uma substância dentro de um espaço fechado. Nesse processo, o calor sempre flui do objeto ou substância com temperatura mais alta para aquele que tem temperatura mais baixa.

 

Os principais componentes do sistema de refrigeração:

– Compressor;

– Fluido refrigerante;

– Condensador;

– Evaporador;

– Elemento de controle;

– Filtro secador.

 

Vamos falar um pouquinho de cada componente para entender melhor?

– Compressor: é o fundamento do sistema, pois compete a ele a sucção e compressão do fluido refrigerante, proporcionando sua circulação por toda a unidade;

– Fluido refrigerante: suga o calor no ambiente interno (evaporador) e o solta no ambiente externo pelo condensador;

– Condensador: passa o calor do fluido refrigerante para o ambiente externo;

– Evaporador: passa o calor do ambiente interno para o fluido refrigerante;

– Elemento de controle: é o tubo capilar ou válvula de expansão, que cria uma energia à circulação do fluido refrigerante, causando um diferencial de pressão entre o condensador, a alta pressão, e o evaporador, a baixa pressão;

– Filtro secador: retém impurezas e/ou umidade quando estão presentes no sistema.

 

Quais são os processos básicos para a refrigeração?

Os métodos básicos para que aconteça a transferência de calor são três: irradiação, condução e convecção.

 

Convecção: é a forma de passagem de calor que acontece essencialmente nos fluidos (líquidos e gases). É resultado da circulação do fluido, concebido naturalmente por diferença de densidade, consecutivo de um diferencial de temperatura em partes do fluido ou forçada, por meio de um ventilador. Esse importante processo é responsável pelas mudanças que acontecem no evaporador e condensador, sendo essencial mantê-los limpos e desbloqueados para a passagem do ar e para garantir a eficiência do sistema de refrigeração.

 

Condução: acontece entre dois corpos a diferentes temperaturas, ou em um mesmo corpo, sempre do ponto mais quente para o mais frio. Está ligada à condutividade térmica de cada material. É considerável lembrar que o que define um isolante térmico é a sua baixa condutividade térmica, que é necessário para um sistema de refrigeração eficiente. É o caso, por exemplo, do poliuretano.

 

Irradiação: acontece por meio de ondas eletromagnéticas, particularmente as radiações infravermelhas. Não é preciso haver contato direto entre os corpos ou substâncias. O melhor exemplo é o do aquecimento da Terra pelo Sol. No caso da refrigeração, deve ser ressaltado a importância de manter os equipamentos longe da radiação solar, pois seu desempenho será comprometido pelo aquecimento provocado pelo sol.

 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima